noticias-em-disputa

Notícias em disputa: mídia, democracia e formação de preferências no Brasil, de Flávia Biroli e Luis Felipe Miguel. São Paulo: Contexto, 2017.

Livro que discute o impacto social do jornalismo, em particular nas disputas políticas do Brasil contemporâneo.

capa desigualdades

Desigualdades e democracia: o debate da teoria política, organização de Luis Felipe Miguel. São Paulo: Editora Unesp, 2016.

Fruto de pesquisa coletiva, o livro apresenta um panorama de como as diferentes correntes da teoria democrática encaram o problema das desigualdades. Inclui capítulos de Adrian Gurza Lavalle, Carlos Machado e Danusa Marques, Claudia Feres Faria, Daniel de Mendonça, Flávia Biroli, Luciana Ballestrin, Luis Felipe Miguel, Ricardo Fabrino Mendonça e Ricardo Silva.

 

novembrada

Revolta em Florianópolis: a novembrada de 1979, de Luis Felipe Miguel. 2ª ed. Brasília: Edições do Demodê, 2016.

Relato dos conflitos de rua ocorridos em Florianópolis em novembro de 1979, quando da visita do então presidente da República, João Figueiredo, e de seus desdobramentos. Um episódio emblemático da crise da ditadura militar brasileira. Disponível exclusivamente como e-book.

 capa nascimento

O nascimento da política moderna: de Maquiavel a Hobbes, de Luis Felipe Miguel. Brasília: Editora UnB, 2015.

Edição revista e ampliada, com dois novos capítulos, do livro introdutório sobre a teoria política moderna. Trata do pensamento dos século XVI e XVII, mostrando como os debates então travados - sobre a relação entre ética e política, entre Estado e religão, entre indivíduo e sociedade - ainda informam a discussão atual.

aborto

Aborto e democracia, organização de Flávia Biroli e Luis Felipe Miguel. São Paulo: Alameda, 2015.

Coletânea de artigos que discutem o direito ao aborto - seu significado para a democracia, para a cidadania das mulheres e as lutas por sua conquista, no Brasil e no Uruguai. Inclui textos de Denise Mantovani, Flávia Biroli, Luis Felipe Miguel, Maria Aparecida Abreu, Maria das Dores Campos Machado, Naara Luna, Rayani Mariano e Susana Rostagnol.

 

 Livro  II Simpósio

A democracia face às desigualdades: problemas e horizontes, organização de Luis Felipe Miguel, Flávia Biroli, Danusa Marques e Carlos Machado. São Paulo: Alameda, 2015.

Seleção de artigos apresentados no 2º Simpósio Nacional sobre Democracia e Desigualdades, realizado em Brasília em 2014. Inclui textos de Alvaro Bianchi, Carlos Sávio Gomes Teixeira, Daniel de Mendonça, Daniela Peixoto Ramos, Danilo Sales do Nascimento França, Denise Maria Mantovani, Francisco Mata Machado Tavares, Luiz Augusto Campos, Mauro Victoria Soares e Silvana Mariano, além de introdução de Danusa Marques e Carlos Machado.

feminismoepoltica

Feminismo e política: uma introdução, de Luis Felipe Miguel e Flávia Biroli. São Paulo: Boitempo, 2014.

Apresentação crítica das principais vertentes da teoria política contemporânea, discutindo questões como gênero, autonomia, identidade, igualdade, diferença, família, justiça, representação, aborto, prostituição e pornografia.

democracia

Democracia e representação: territórios em disputa, de Luis Felipe Miguel. São Paulo: Editora Unesp, 2014.

Discussão sobre os sentidos da democracia e da representação na teoria política contemporânea, com atenção para o impacto de diferentes desigualdades sociais. Ganhador do Prêmio ANPOCS de Melhor Obra Científica de Ciências Sociais, em 2015.

 Capa Flávia Família

Família: novos conceitos, de Flávia Biroli. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2014.

O livro apresenta uma síntese crítica das discussões sobre família e das transformações sofridas por ela no Brasil e no mundo. Apresenta uma crítica ao modelo privatizado da família e defende a construção de alternativas políticas que garantam os direitos individuais e ampliem as condições efetivas para as relações de afeto e de cuidado. 

 capa autonomia

Autonomia e desigualdades de gênero: contribuições do feminismo para a crítica democrática, de Flávia Biroli. Niterói: Editora UFF; Vinhedo: Horizonte, 2013.

O livro aborda os problemas da democracia contemporânea a partir da teoria feminista, analisando os limites do ordenamento liberal.

capa teoria politica feminista

Teoria política e feminismo: textos centrais, organização de Luis Felipe Miguel e Flávia Biroli. Niterói: Editora da UFF; Vinhedo: Horizonte, 2013.

Coletânea com textos das principais teóricas políticas feministas contemporâneas (Anne Phillips, Carole Pateman, Carol Gilligan, Catherine Mackinnon, Chantal Mouffe, Eleni Varikas, Jean Bethke Elshtain, Jean Cohen, Martha Nussbaum, Nancy Fraser, Iris Marion Young, Susan Okin) e introdução dos organizadores.

capa-teoria-feminista

Teoria política e feminismo: abordagens brasileiras, organização de Flávia Biroli e Luis Felipe Miguel. Vinhedo: Horizonte, 2012.

O livro reúne artigos de pesquisadoras e pesquisadores brasileiros que dialogam com a teoria política feminista contemporânea. Com textos de Céli Regina Jardim Pinto, Clara Araújo, Flávia Biroli, José Szwako, Léa Tosold, Luis Felipe Miguel, Marlise Matos, Raquel Kritsch e Silvana Aparecido Mariano. 

caleidoscopio

Caleidoscópio convexo: mulheres, política e mídia, de Luis Felipe Miguel e Flávia Biroli. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

Análise das relações entre gênero, mídia e política, incorporando dados de uma extensa pesquisa empírica sobre o Brasil. As rotinas da mídia e as barreiras internas do campo político reforçam em conjunto a sub-representação das mulheres.

midiademocracia

Mídia, representação e democracia, organização de Luis Felipe Miguel e Flávia Biroli. São Paulo: Hucitec, 2010.

Textos de alguns dos principais especialistas brasileiros sobre o impacto dos meios de comunicação de massa na política. Traz capítulos de Afonso de Albuquerque, Fernando Azevedo & Vera Chaia, Flávia Biroli, Heloiza Matos, Jorge Almeida, Kelly Prudencio, Luis Felipe Miguel, Luiz Gonzaga Motta, Marcus Figueiredo & Alessandra Aldé, Maria Helena Weber & Carmen Regina Abreu, Rousiley C. M. Maia e Wilson Gomes.

coligacoes

Coligações partidárias na nova democracia brasileira, organização de Silvana Krause, Humberto Dantas e Luis Felipe Miguel. São Paulo: Editora Unesp, Fundação Konrad Adenauer, 2010.

Reunião de estudos sobre as coligações eleitorais no Brasil, analisando seu impacto sobre o sistema partidário e sobre a dinâmica da representação política.

nascimento

O nascimento da política moderna: Maquiavel, Utopia, Reforma, de Luis Felipe Miguel. Brasília: Editora UnB, 2007.

No início do século XVI, obras e eventos mudaram a maneira de pensar a política. As relações entre moral e política, entre a organização social e a agência humana e entre Estado e igreja foram rediscutidas a partir de Maquiavel, de Thomas More e da Reforma protestante.

politica e midia

Política e mídia no Brasil: episódios da história recente, de Luis Felipe Miguel. Brasília: Plano, 2002.

Textos que analisam a relação entre os meios de comunicação e a política no Brasil, incluindo estudos sobre o plebiscito de 1993 sobre a forma e o regime de governo, a posição da Rede Globo nas eleições presidenciais e o lugar da mídia nas interpretações da história do Brasil.

mito

Mito e discurso político: uma análise a partir da campanha eleitoral de 1994, de Luis Felipe Miguel. Campinas: Editora Unicamp, 2000.

O livro busca sustentar a relevância do conceito de “mito político” para a análise dos discursos políticos.

revolta

Revolta em Florianópolis: a novembrada de 1979, de Luis Felipe Miguel. Florianópolis: Insular, 1995.

Relato dos conflitos de rua ocorridos em Florianópolis em novembro de 1979, quando da visita do então presidente da República, João Figueiredo, e de seus desdobramentos. Um episódio emblemático da crise da ditadura militar brasileira.

 

o jornalismo e seu impacto social; em particular, seu impacto sobre as formas do conflito político no Brasil contemporâneo.
Topo